Locomotiva de Som – Massive Attack
E aí galera! Aqui é o Lost Man e hoje é minha vez de vós escrever no Locomotiva de Som. Já começo, dizendo que embora eu escute vários sons bem conhecidas, tenho também gostos bem peculiares e alternativos e nesta primeira participação vou falar de uma destas bandas diferenciadas, até mesmo no estilo musical incomum e pouco conhecido. Hoje vou falar de Massive Attack.
Mas antes de discorrer sobre a banda quero escrever um pouco sobre o estilo que ela toca que é pouquíssimo usual e não tem representantes muito populares. Para dizer a verdade conheço apenas uma que caiu nas graças do grande publico, mas que já é uma variação do gênero inicial. Este estilo chama-se Trip Hop e seu representante pop é o Gorillaz (cujo gênero se chama Trip Rock).
O Trip Hop nada mais é que musica eletrônica marcado por downbeats (batidas lentas), mas que tem uso de instrumentos convencionais.
Como todo estilo de musica eletrônica teve sua raiz no House e herdou todas as suas influencias da musica afrodescendente tais, como soul, jazz, funk (clássico). Hoje recebe influencia de gêneros eletrônicos que surgiram do House como Ambient, Acid Jazz, Eletropop e dub e até mesmo do trance e drum’n’bass, e do rock como progressive rock e underground, mas a sua principal influencia ainda é o Hip Hop (qualquer semelhança entre o nome dos estilos é mera coincidência, hahahaha), principalmente pelo uso de scratch, alguns samples, as bases graves (comuns no rap) e o modo como são cantadas.
Agora falando do Massive Attack, é uma banda formada na cidade inglesa de Bristol, que é o reduto do Trip Hop, em 1988 e composta por Robert Del Naja (3D), Grant Marshall (Daddy G) e hoje ex integrante Adrian Vowles (Mushroom). A Banda lançou apenas 5 álbuns: Blue Lines (1991), Protection (1994), Mezzanine (1998), 100th Window (2003), Heligoland (2010).
Apesar da genialidade na inovação musical, a trajetória da banda foi marcada por vários desentendimentos, alguns até em publico, que acabaram resultando na saída de Mushroom da banda após o lançamento do 3º álbum. Alem das brigas, houve uma acusação envolvendo 3D de acessar sites de pornografia infantil que não foi provado.
Embora a banda seja mais conhecida em um cenário alternativo, ainda conseguiu emplacar uma de suas como tema de abertura de uma grande série: a musica Teardrop é tocada na abertura da série Dr. House.
Se você tiver sugestão de banda ou artista, não deixe de escrever para a gente! Basta acessar a barra de contatos e na descrição de assunto, colocar “Locomotiva de Som”!
Bom galera, é isto aí. Agora eu deixo vocês com Massive Attack!